É muito importante que a consultoria legal já esteja adaptada com o mercado de tecnologia e inovação, pois esse é um mercado muito diferente do tradicional, inclusive na área jurídica, logo é necessário que o conhecimento vá além, entendendo de mercado e do ecossistema, assim como de volatilidade e rotatividade de pessoas.

 

Tá, e por quê eu devo investir meu orçamento que já é apertado com consultoria legal?

Você precisa investir em consultoria legal, porque você vai precisar de apoio para:

  • Formalizar negociações através de contratos (siiim, tem que ter formalização!). Isso porque conseguimos minimizar os possíveis riscos e efetuar transações mais seguras, além de pensar nas intermediações e avaliação de negócios que o investidor vai querer avaliar.
  • Pensar na estrutura societária, com o alinhamento entre sócios e demais relacionamentos empresariais é essencial para a saúde da sua startup, pois sabemos que empresas são formadas de pessoas e essas precisam estar bem alinhadas com o propósito do negócio. 
  • Falando em relações com pessoas, é preciso cuidar das situações que envolvem consumidores e também assuntos trabalhistas. Sobre esta última, inclusive, no mundo da tecnologia temos muitooo o que falar. Há decisões que precisam ser muito bem analisadas, como se o seu colaborador será CLT ou PJ, por exemplo.
  • Sobre investimentos, sabemos que essa é uma das partes que todo startupeiro mais precisa de apoio desde o início. Aqui, tratamos sobre rodada de investimentos, contrato de vesting etc, pensando que sua startup precisa de budget para validar ideias e colocar suas atividades no mercado. 
  • Proteger a propriedade intelectual, já que ideias inovadoras precisam de proteção, desde a marca em si, até patentes e/ou direitos autorais.

 

E agora, é ou não o momento de contratar uma consultoria legal para minha startup?

Depois de tudo que conversamos, é possível perceber que desde o início até o desenvolvimento e atuação no mercado, precisamos pensar e cuidar de alguns pontos essenciais para a saúde da sua startup. 

Em um ecossistema tão diferente do tradicional, não se pode continuar pensando igual. É preciso pensar fora da caixa, com soluções tão inovadoras quanto o seu negócio.

Anotou tudo aí? Chama a gente para conversar mais sobre então!